quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O FEMEN tá na mídia brasileira



Então gente, segunda agora as meninas do FEMEN-BR foram no Superpop da Lulu Gimenez. Soube na hora que tava rolando, corri pra trocar o canal da tv. As meninas de um lado junto de uma escritora que também fez uns protestos semi-nua contra a pirataria. O nome dela é Vanessa Oliveira, bem inteligente. Do outro lado tinham três pessoas que eu não faço a mínima ideia de quem elas eram, mas representavam o lado machista da sociedade, mas claro que eles nunca vão admitir isso (mentira, teve umA que falou com orgulho que era machista. ai, fadiga..). E Lulu tava ali mediando a conversa, aquela coisa de sempre.

Sobre as meninas do FEMEN nessa aparição na TV: tadinhas, estavam muito despreparadas. Mas também, elas estão entrando nessa agora e são bem novinhas, uns 20 e poucos anos. E ali, num programa ao vivo... é difícil, eu imagino. A escritora falou muito melhor do que elas, com certeza. E eu escrevo esse post pois estou preocupada. Porque olha o nível que esse FEMEN chegou: no Superpop. Nunca nenhuma ONG feminista foi chamada para falar sobre suas ideias em um programa com uma audiência como essa. E aí, quando esse FEMEN é chamado pra um programa desse calibre e estão assim despreparadinhas, gaguejando.. fico preocupada com a imagem do feminismo no Brasil, que já é horrível. Mas como eu disse, eu entendo as meninas, não as culpo. Com o tempo elas vão aprender a se expressar melhor com a imprensa.

Mas agora, vocês já pensaram porque desse mídia toda? Porque elas mostram os PEITOS. OS PEITOS GALERA, OS PEITOS. Não por que elas estão fazendo trabalhos incríveis com mulheres da sociedade, porque elas estão semi-nuas! Logo aqui no país do samba, carnaval, praia... uns peitinhos usados para protestos fazem tanto alarde assim, por quê? Por que que a nudez, feminina obviamente, incomoda tanto nossa sociedade(usados como protesto, claro, como eu já disse) a ponto de uma organização assim só ter esse tipo de visibilidade na mídia por ter tido uma atitude assim? Claro que é cultural né, essa sexualização do corpo da mulher, como se peitos fossem genitálias também e só podem ser descobertos na ora do ato sexual. É só olhar pra outros países mais desenvolvidos pra ver a diferença de como o corpo é visto de forma diferente nesses lugares. Por exemplo, nos países escandinavos existe a cultura de frequentarem saunas e fazem isso muitas vezes pelados e homem com mulher, tudo misturado. Aí vai olhar pro IDH desses países e compara com o nosso, ou de outros países sub desenvolvidos ou em desenvolvimento, em que a sociedade é super machista. Coincidências? acho que não.

Outro ponto que eu acho que choca a população é que OH MEU DEUS existem corpos fora do padrão de beleza que é vendido por aí na mídia! Nessa reportagem do Globo.com por exemplo, 95% dos comentários, no mínimo, são criticando o corpo das meninas. Dá vontade de perguntar MERRMÃO que Gisele Bundchen que vc anda comendo pra ficar recalmando assim? O corpo dessas meninas são totalmente NORMAIS e REAIS, de gente que você encontra aí na rua, que você pega na balada... Sem photoshop, mas com celulite sim e gordurinhas também. E a mulher que você chama de gostosa na cama, é como? Muito diferente disso? Certeza que a maioria delas não é. E as pessoas tem muito disso né.. querem arranjar uma menina assim assado, cinturinha assim, cabelo assim, cor da buceta assado... GENTE abre essa cabeça! Inteligência, conversa e atitude são os melhores afrodisíacos! Caguei pra aparência, pros "defeitinhos"... Preliminares intelectuais, eu acredito!
Não, e pior é que esse pessoal fica perdendo tempo reclamando de corpo de pessoas que nem vão comer!

Então acho ótimo que essas meninas tirem a roupa. Mas também acho que elas ainda tem muito a melhorar para conseguirem chegar em seus objetivos. Mas só de esfregarem na cara da sociedade que "vsf, ando sem blusa se quiser e vc que controle seu piru pq vc não é um animal irracional" e de mostrarem que  existem outros corpos por aí, que não tem que ficar  obrigatoriamente "enfeitando" o mundo como muita gente acha(tanto as mulheres que ficam nessa pressão de serem bonitas sempre para os outros quanto os homens que as pressionam para serem troféuzinhos). Acho que esse não é objetivo principal delas nesse momento, mas de alguma forma já estão ajudando. Nem que seja assim, só de gerar uma reflexão, um questionamento, um post.

Para saber mais sobre o FEMEN, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...