domingo, 2 de setembro de 2012

Poligamia? Lenda ou Tendência?
















A polêmica chegou até a novela das oito (ops, 21 e 30) da Grôbo. Já faz um tempo que os nossos amados *pseudo-cults-hipsters-hare-boas* começaram a disseminar o chamado "relacionamento aberto". Em português: vc tem uma namorada(o), mas é livre pra poder ficar com quantas pessoas quiser. Não seria uma traição, porque está tudo, teoricamente, claro, acordado entre ambas partes que, maduras que são, jamais vão ter um chilique de ciúme se o companheiro(a) não puder sair num sábado a noite porque está ocupado(a). Tsá. Agora vamos deixar de carochinha e vamos aos fatos.

Primeiro, eu acho que pra ter um relacionamento poligâmico, vc precisa ser muito despreendida. Assim, realmente despreendida. Reflita se vc quer parecer despreendida, ou se vc é realmente despreendida. Tem uma grande diferença entre os dois. Vivemos em uma sociedade em que a monogamia é altamente cultuada, o casamento é o momento máximo da vida de uma pessoa, e a traição é o momento de humilhação mór. Sobreviver a uma traição (e dar a volta por cima) para a sociedade brasileira é tão louvado quanto ganhar um Prêmio Nobel. Então, é tudo bem se vc quer o seu relacionamento monogâmico com seu namorado só pra vc. Se vc não quer isso, por favor se assegure que é uma relação poligâmica que vc procura.

Voltando a nossa amada Avenida Brasil (oioioiinfinitos), eu acho um máximo que esse padrão monogâmico seja quebrado em horário nobre. Mostra que há outras possibilidades de relacionamento, e que as as pessoas podem ser felizes mesmo sem ter um homem pra chamar de seu. E é bom que a novela mostrou (não só de forma metáforica, mas literalmente), a importância de um contrato. As mulheres do Cadinho assinaram um. Na nossa vida real, tudo bem não ter essa prova no papel, mas é essencial sinalizar que toda relação precisa de um contrato.Não importa qual seja, pode ser um de monogamia, poligamia, zoofilia, qualquer coisa, mas é importante que as regras sejam claras, já dizia nossa sábio Arnaldo Cesar Coelho. A chance de "dar ruim" é menor quando ambas as partes sabem em que relação estão se metendo. Pode ver: a traição é tão doída, um dos motivos, porque atesta uma baita mentira de uma das partes. A quebra da confiaça mina o relacionamento. Se tudo estivesse claro, isso não ocorreria.

Portanto, a história do Cadinho eu acho um exemplo positivo de uma relação aberta, ou de poliamor, que está dando relativamente certo. A verdade é que hoje em dia temos muitas possibilidades de ficar com muita gente, essa coisa do amor livre, herança dos Woodstockianos (sejam louvados eles!). Mas é importante que vc decida qual relação se aplica melhor a vc. Cada indíviduo é um né. Poliamor, monoamor, o que de fato conta é vc estar feliz.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...