quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Flerte e Preconceito


Post da nossa amiga Cineasta
baseado em fatos reais

Era dia 23 de dezembro. Eu tinha que ir para Petrópolis, mas só tinha ônibus às 15:45. Ainda eram 14 horas. Era um dia muito quente deste verão carioca. Ao invés de ir até ao CCBB fazer hora no ar condicionado, achei melhor fazer hora tomando um chopp nos arredores do Terminal Menezes Cortes, num dos bares próximos a Rua Nilo Peçanha, local do embarque. Pedi um chopp e por força das circunstâncias, puxei papo com um homem de aproximadamente uns 45 ou 50 anos que estava na mesa ao lado, também sozinho. Força das circunstâncias essa, tão tipicamente brasileira, que fez com que em aproximadamente 40 minutos ficássemos “amigos”. Ainda não existe termo para designar essas pessoas que conhecemos ao longo da vida e que de antemão sabemos que será difícil um reecontro no futuro. Porém, piriga que é piriga sempre vê possibilidades. Ao longo da conversa descobrimos afinidades e divergências. Vamos a elas.

Ele ama o nordeste. Eu também. Ele ama praia. Eu também. Ele ama frutos do mar. Eu também. Fui poucas vezes ao nordeste, mas foi suficiente para trocarmos informações e histórias particulares sobre a região. Até aí o papo tava digno.

Como de praxe, sempre que uma piriga inicia uma conversa com um homem qualquer, seja pra passar o tempo ou com segundas intenções, o que é prudente fazer? Dar aquele bizú geral. Ele não era bonito, não tinha grandes atributos físicos, digamos, mas é como eu sempre digo: homem tem que ser inteligente e bom de cama. Apenas isso. Beleza não é essencial. Beleza se constrói. Nada que uma malhaçãozinha de leve e uma roupa estilosa não possam dar um jeito. E nesse caso o papo fluia bem.

Logo depois, ainda na tag “viagens”, ele começou a falar sobre suas incursões na região sul do país, que eu ainda não tive o prazer de conhecer. Falou de Florianópolis, que tem praias lindas, é uma cidade limpa, organizada e tal. Até aí, tudo certo. Mas eis que ele solta a pérola podre: “Só tem gente bonita lá. Não tem preto... assim, não sou racista não, mas só tem gente linda mesmo”. WHAT?!?!

Qual é o conceito de beleza que ele tem na sua mente pútrida? Seja qual for, é abominável, só por esse comentário dá pra perceber. Ele continuou a tecer comentários sobre Floripa, mas a essa altura eu já tava com fadiga de continuar aquela conversa, bem como da cara dele. Nesse exato momento passa um homem correndo atrás de um menino numa velocidade tal que só o que deu pra ver era que o menino era maltrapilho e negro e o homem era bem vestido. Diante do ocorrido, esse cidadão que conversava comigo lança uma pérola mais podre ainda: “Por mim pegava essa gente, botava num navio de volta e quando chegasse tacava fogo lá”. Cadê reação num momento desse??? O que eu queria era cuspir na cara desse sujeito. Pedi a conta imediatamente e me preparei para levantar acampamento.

Ah, já ia esquecendo. Antes de iniciarmos esta conversa, como é de costume nos bate papos à moda brasileira nas mesas dos bares, falamos um pouco sobre quem somos e sobre o que fazemos da vida. Ele é agrônomo e tem uma propriedade rural próximo a Macaé. Como um dos assuntos que tem me interessado cada vez mais é sustentabilidade como alternativa, pensei na hora “olha que digno!”. No entanto, a conversa que poderia ser interessante descambou pra outro lado e pude ver que nem sempre conhecimento significa sabedoria. Esse indivíduo se mostrou bastante ignorante, preconceito e nojento. No fim, ainda teve a desfaçatez de me cantar e perguntar se poderíamos nos ver novamente. Eu peguei o cartão dele e disse “sim, claro”. Menti, obviamente. O idiota vai morrer esperando minha ligação. O cartão evidentemente já foi pro lixo. Sujeitinho mais intragável!

Fica a dica para os candidatos a rabiscos: o mundo evoluiu, as mulheres evoluiram, as pessoas no geral evoluiram... então vê se vocês conseguem acompanhar o ritmo, tá? Gato, você pode ser o homem mais interessante do mundo, mas PRECONCEITO NÃO DÁ!!!!

3 comentários:

  1. Nossa, eu gostei tanto tanto tanto deste post. Colocou na mesa umaa das questões que eu sempre penso comigo, e sempre falo com algumas amigas. O padrão de beleza pras pessoas ainda é o europeu, seja homem ou mulher, não dá pra ignorar isso. Verdade seja dita, e é bem verdade mesmo já que nós mulheres muitas vezes fazemos isso também com os homens, num grupo de amigas ao reparar as mulheres os cafuçus sempre direcionam seus olhares para escolher as mais bonitas primeiramente as mulheres de pele clara, ainda que aquela (s) de pele escura seja de uma beleza estonteante (falando deles e de nós de uma forma geral), pra só depois reparar nela. Se reparar. Não é por mal, e sabemos que não porque também fazemos isso muitas vezes (a menos que algumas de nós tenha a tendencia a realmente gostar mais da cor do pecado hahaha). É cultural, e ainda vai levar muito tempo pr se desprender.
    Claro que não é o caso do moço aaí acima, masacho que esse post abre um debate interessante e que vale super a pena.
    Vocês do manual estão de parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shah, obrigada pelo comentário e pelos parabéns <3 Sim, o problema é cultural e levantamos a bandeira pra ajudar esse preconceito a acabar!

      Excluir
  2. Esse tipo de preconceito precisa ser calado, as pessoas que assim pensam deveriam envergonhar-se de expressar seu pensamento pútrido, como você bem disse. Por isso, no final, eu teria feito diferente: teria dito que, infelizmente, nossas visões de mundo não eram compatíveis e que JAMAIS eu aceitaria comentários como aqueles ao meu lado. Talvez isso o fizesse repensar antes de novas tristes e revoltantes falas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...